quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Salgueiro faz história e leva título inédito para o interior de Pernambuco

Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press
Foi cheia de emoção a primeira vez em 105 anos de Campeonato Pernambucano premiou um clube do interior. Na noite desta quarta-feira (05), o Salgueiro fez história ao levantar o troféu do Campeonato Pernambucano, da edição 2020. Essa é a primeira vez que um clube do interior fatura a taça. Disputado desde 1915, oito clubes diferentes faturaram o torneio, mas todos de Recife. Desde 1945, o torneio é vencido sempre por três (Sport, Náutico e Santa Cruz).

1944 foi a última vez que um clube sem ser o Leão, o Timbu ou a Cobra Coral faturou o Estadual. Foi o América, que atualmente disputa a Série A2. Após 76 anos, a taça volta a escapar da mão dos três grandes, e desta vez, para um clube do interior.

O primeiro título para o interior foi garantido após dois empates, um no Estádio Cornélio de Barros (por 1x1) e outro no Arruda (0x0). O jogo foi feito em estádios vazios devido à pandemia da Covid-19.

Nos pênaltis, o Tricolor perdeu duas cobranças, e o Carcará apenas uma, resultando em 4x3 para o Salgueiro Atlético Clube e a consequente conquista inédita para o interior pernambucano.

Disputando continuamente a Série A1 há 12 anos, o Carcará do Sertão surgiu pela primeira vez na Série A2 em 2005, terminando em terceiro lugar naquela competição, onde ficou comendo poeira e viu Estudantes e Central serem promovidos à elite estadual de 2006. Entretanto, em 2006, o Salgueiro ganhou a vaga com a desistência do Itacuruba. O Salgueiro foi rebaixado em 2006, mas em 2007, venceu a Série A2 e ganhou - dessa vez por merecimento e sem saída de ninguém - a vaga na elite de 2008.

Com sua consolidação a nível estadual, o jovem time começava a se destacar a nível nacional. Foi um dos 20 classificados para a primeira Série C com apenas 20 clubes, e em 2010, subiu para a Série B nacional. Em 2011, ficou na vice-lanterna e foi rebaixado para a Série C novamente, caindo em 2012 para a Série D, entretanto, voltou já em 2013 pra C. Passou alguns anos na C até cair novamente pra D, onde está até hoje. No Estadual, o Salgueiro, em cinco anos, chegou em três finais: em 2015, perdeu para o Santa Cruz, e em 2017, para o Sport. Com isso, prova-se que esse título não foi por acaso.

Nesta edição, foram rebaixados o Petrolina e o Decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário